domingo, 1 de novembro de 2009

G de grande é G de Google, o Todo poderoso

O Google é sinônimo de internet. E porque digo isso? Ora! Não consigo imaginar minha vida sem o Google, aliás, a minha e as outras milhares e milhares que acessam a rede. Conectar-se ao mundo virtual hoje é procurar conteúdo, informação, diversão e acesso as necessidades de quem esta na frente da tela do computador, como por exemplo, anuncio de emprego, venda ou compra de algum bem material através de boas doses de publicidade, que alias são, sinônimo de rendas e cifrões generosos. O acesso a internet tem como um dos objetivos se atualizar, e isso se faz através dos portais. Mas e aquela noticia que já saiu do foco e não sabemos tudo o que nos interessa, onde pesquisar? Gastar alguns minutos procurando o que se quer nos portais com atualização de incontáveis noticias nem sempre agrada a muitos, nosso dia-a-dia é agitado, corrido, cheio de tarefas. Um clic na barra do Google procurando o assunto de interesse facilita a vida de qualquer um. E o endereço de qualquer empresa ou site. É ele quem mais se destaca no mundo virtual, e para qualquer um que se pergunte, “o que você se lembra quando se fala de internet?”, creio que a maioria irá citar alguma ferramenta do todo poderoso.


Todos hoje se utilizam das facilidades desta empresa que mantém ferramentas de tudo quanto é necessidade para os internautas. Google email, Blogger, Google Earth, Youtube, Orkut, Google Docs, Google Talk… Ah, são tantos os serviços oferecidos que citá-los formaria então uma lista imensa. No dia-a-dia de uma rélis mortal como eu, Orkut, G-mail e o Google docs são imprescindíveis. Também possuo um blog, mas não sou tão fiel quanto aos outros. No entanto há quem utiliza-se de muitas outras mais ferramentas. Tantas outras que não conheço e não utilizo, mas que fazem total diferença para um usuário. Atualmente, trabalhar sem a internet é sinal de transtorno para todo o planeta, e quando o Google falha é pior ainda! Há quem ache que quando o site de pesquisa esta fora do ar, a internet também está em “seus minutos de folga”, o que em dias de ano como 2009 é deixar qualquer de cabelo em pé. Milhões e milhões de cifras são perdidas quando ocorrem transtornos desse tipo, e não só a empresa perde, mas também todos os usuários que praticamente confiam a vida ao sistema.


Com infinitas doses de informações lançadas diariamente na rede o Google pode servir como um filtro importante para os profissionais de comunicação, como os jornalistas. O site de pesquisa oferece várias fontes de informação que podem tirar dúvidas, confirmar informações, indicar caminhos pra se encontrar bons contatos e até mesmo lançar mão de boas pautas, porque não? O Google lhe oferece tudo quanto é conteúdo possível, desde que a imaginação do internauta seja sua companheira. O jornalista, como bom profissional que deve ser, pode contar com a ajuda das ferramentas que lhe são oferecidas, no entanto não deve abrir mão de pesquisas no velho e bom arquivo do veiculo de comunicação que trabalha, de uma boa entrevista pessoal e claro, bons contatos que lhe ofereçam caminhos para uma informação verdadeira e autentica.


O Google se tornou o todo poderoso da internet, faz parte do seguimento da web 2.0, tornou milhares de usuários dependentes de seus serviços pela qualidade a que serve a todos com suas ferramentas. Conectar-se a internet e não acessar nada que esteja ligada a esta empresa bilionária é um feito que acredito que poucos são capazes de realizar.