terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gravar e postar é só começar!


Lucia Pastorello tem vinte e um anos, muitas idéias na cabeça e a coragem de filmar todas suas loucuras. Contando com a melhor parte, posta todas suas criações no maior canal de vídeo que existe no mundo, o youtube.


Pele clara, sorriso bonito, cabelos compridos e escuros, corpinho de miss e uma timidez encantadora, assim é a jovem Luciana que há dois anos expõe suas alucinações na internet e se livra de boas doses do stress do dia-a-dia. Seus vídeos variam de imitações de papagaio, personagem de desenho animado japonês, danças e cantorias. Com um violão na mão, solta a voz na frente da câmera que lhe faz, unicamente, compania, e copia performances de artistas do rock de sua preferência. Começou com a idéia de postar seus vídeos no you tube depois de interpretar uma música do filme O Senhor dos Anéis, daí em diante não parou mais. Sua inspiração vem dos dias em que se encontra entediada, triste ou com o estado de espírito totalmente ao contrário, com vontade de viver a 100km por hora. “É interessante para mim ver o que posso fazer diante da câmera. As coisas que fazem parte da minha vida eu transformo numa situação e gravo, depois é assistir me auto-criticar e se passar pela minha própria avaliação postar na rede”, conta Lucia. Diante de aproximadamente vinte e cinco futuros jornalistas, a jovem participando da entrevista coletiva se mostrava tímida, mas à vontade com a sua obra.


Lucia está no quarto ano de Direito e pretende fazer carreira na área pública. Seu alvo é prestar concursos públicos. Questionada sobre o fato de seus vídeos serem motivo de crítica e de futuras barreiras para seu seguimento profissional a jovem explica que não vê situações que viriam prejudicá-la mais adiante, “não tenho medo pois não faço apologia ao racismo, pedofilia, ou até mesmo com todos os tipos de preconceito. Analiso muito antes de postar qualquer vídeo na rede, no entanto, quando coloco estou segura do que faço”, explica. Em todas as suas obras a criadora tem a pretensão de passar uma mensagem positiva, Carpe Diem!, “acho legal as pessoas saberem que eu quero dizer nos meus vídeos que o importante mesmo é não ter vergonha de ser louco, dançar, cantar, se expor... Aproveitar a vida”. E se existem aqueles jovens adeptos a psicoterapeutas, psicólogos e afins, Lucia revela que criar e ser o personagem principal de todas suas obras é uma forma de extravasar tudo que lhe prende dentro de si mesma, uma terapia de caráter próprio. “Tudo isso me ajudou a perder a timidez, nos vídeos eu mostro o que sou de verdade”.


Não são os quinze minutos de fama que leva Lucia a fazer o que faz, no entanto, o número de acessos que seus vídeos já alcançaram permite a moça ser mais uma celebridade instantânea. Sua imitação do personagem Picachu do desenho japonês Pokémon é o vídeo mais acessado pela galera, 231.000 clicks. E o público não está apenas em nossas terras tropicais, muitos internautas estrangeiros também curtem assistir as loucuras de Lúcia. São 492 assinantes do youtube que tem o prestígio de conhecer a última criação da jovem antes mesmo de cair no gosto do povão. Seu segundo vídeo de mais sucesso vem com sua habilidade musical, tocando a trilha sonora do filme O Senhor dos Anéis. Seu endreço no youtube é www.youtube.com/lucirello


Um clique aqui, um acesso ali e quem sabe um dia a jovem Lucia que canta e toca não venha a postar uma obra que traga a trilha sonora de sua vida, sua primeira composição. “Eu tenho vontade e penso em compor uma musica e quando isso acontecer colocarei na rede”, diz a dona de uma bela voz que não gosta de pagode, aceita o estilo sertanejo de raiz e ama rock, principalmente o internacional. Quem sabe um dia, Lucia, não estarás estampada na capa de um cd, como mais um talento descoberto na rede infinita da web.

Torta de Morango


- Eu quero esta aqui papai!
- Quer o quê princesa?
- A torta papai, essa torta...
- Qual minha filha? Essa de morango?
- Sim papai eu quero esta aquiiii!!! - Aponta a jovem menina para a torta de morango com chantilli no balcão da padaria. No auge de seus 7 anos de idade nada mais que sua vontade pode ser feita, ainda mais a estar na compania do pai, que no fundo ensaia um belo e sonoro NÃO quando seus lábios consagram um fraco e monossílabo sim.
- Por favor, me dê, ããnnn... me dê uns dois... Será que sua mãe vai querer? - Pensar alto naquele momento não era a melhor opção.
- Mas a torta é para mim! Eu quero a torta e quero agora papai!E vamos embora logo porque eu tô cansada!
- Mas princesa, você não quer que eu...
- PAPAIII, a TORTAAAAA! Dois pedaços e tá ótimo. Peça logo!


- Achei que não fosse lembrar de sua mãe...
- Mas não me lembrei de mamãe, os dois pedaços são para mim mesma, um para comer a tarde e outro para depois do jantar. Mamãe tá bem cheiinha, e vive fazendo dieta, pra quê lembrar dela na sessão de doces? Seria até pecado fazer isso com ela tadinha!
O pai olhava atônito aquela miudeza de gente, que compensava na falta de tamanho seu poder de decisão. "Talvez, essa geração domine o mundo mais cedo que a gente pensa". Melhor guardar o pensamento consigo mesmo...


No carro, de volta pra casa a filha impaciente discute com o pai a demora da viagem.
- Tudo isso por uma torta? Achei que não havia mais vermes em você desde quando gastei uma fortuna com médicos e remédios.
- Eu nunca tive vermes!
- Bem sabe eu e sua mãe as cobras que habitavam dentro da sua barriga... lombriguenta! Você que coma toda esta torta sem dividir com o resto da família que vai ver só o que vai acontecer...
Isso era uma ameaça? Para a filha sim. Mas o que iria acontecer? "Será que eu voltei a ter vermes e terei que tomar aqueles remédios horríveis de novo?" "E se ele me deixar de castigo?" "Esconder os pedaços de torta debaixo da cama e dizer que o Tob comeu tudo seria uma boa opção, afinal de contas nunca ninguém deixou o Tob de castigo, com aquela cara de cachorro pidão, quem conseguia?". Era melhor não arriscar e acompanhar o humor do pai até chegar o destino final da viagem, que para ele era a casa, para a filha, a cozinha, de preferência já com uma bela mordida na torta antes mesmo de descer do carro.


Primeiro o dedinho no chantilli, depois uma mordidinha no morango, e por fim, uma bocada no pedaço de torta.
- Huummm, mas que torta... ãnnn... cof cof... ééé... ééé... éécati! Que torta horrível!
"Pára tudo, por favor eu peço que pare essa história! Eu me recuso a acreditar que depois perder a paciência, aguentar choramingos e reclamações no meu ouvido e quase ser atropelado por um pedaço de gente para a degustação de uma torta, eu vejo a minha pequena sargenta voltar todo a delícia da torta para fora da boca!?". Morango não mais se via, apenas vestígios de que aqueles moídos de doce em cima da mesa fora horas antes um belo e doce pedaço de torta de morango com chantilli. Porque toda aquela aventura em torno de uma guloseima qualquer teria um desfecho assim??? Não seria o óbvio a bela criança saborear o doce e querer repetir a dose enfrentando os pais contrariados?


Sim, seria. Mas a vida não é feita de obviedades. Ela é feita de surpresas, sensações inesperadas, e situações adversas daquelas que imaginamos viver. Talvez essa seja a graça da vida. Saber que a cada dia algo novo vai nos acontecer. Mas isso só percebe e dá valor aquele que tem a sensibilidade de notar que o sol de hoje não é mesmo de ontem, que a flor que brotou hoje de manhã cheira melhor a noite, que o chocolate é mais doce quando se ama algo ou alguém verdadeiramente. A vida é muito mais que viver em função de um único pedaço de torta, é olhar ao seu redor e perceber que a viagem de volta para a casa pode ser perfeita se apreciada a cada pedaço de céu, estrada e árvore que se deixa para trás... No fundo, no fundo, eu sonho com o dia que as tortas de morango terão um doce sabor quando souber dar valor a cada momento que eu viver antes de chegar a hora de apreciá-la.