quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova do ENEM é adiada

Nesta manhã de quinta-feira como de rotina chego na escola onde trabalho e ouço murmúrios de que o ENEM não aconteceria mais neste final de semana. O Exame Nacional do Ensino Médio seria aplicado nos dias 3 e 4 de Outubro para mais de 4 milhões de pessoas no Brasil inteiro. No entanto, deram o golpe e a prova acabou vazando. Segundo o portal Terra , um homem procurou o jornal O Estado de São Paulo na tarde de quarta-feira e falou que tinha em mãos duas provas que seriam aplicadas no dia 3, sábado. Para provar o que estava dizendo cobrou a bagatela de R$500 mil. Assim que soube que o conteúdo da prova havia vazado, o ministro da Educação, Fernando Haddad cancelou a realização da prova.

Ninguém ainda soube dar explicações de como a prova caiu em mãos erradas, mas as autoridades afirmam que o caso é grave e deve ser investigado. O portal ainda divulgou que Haddad afirmou em entrevista ao Bom Dia Brasil que já está pronta uma nova prova para ser aplicada, pois "o ministério tem um "banco de itens" para o caso de ter que realizar um novo exame". No entanto não se tem uma data prevista para que aconteça a aplicação do ENEM.

Os comentários já ultrapassaram os 1.500, cada um com milhares de críticas que vão desde o governo Lula até a forma como o Ministério procedeu no encaminhamento das provas aos responsáveis.

O questionário do Inep está aqui na minha escravinha, eu já estava tomando fôlego para responder todas aquelas perguntas que querem saber até qual é a marca da calça que se veste... Não vou mais precisar preenchê-lo. E até agora nem sei se isso é bom ou ruim. Para mim nem fez tanta diferença, o trabalho de rabiscar os quadradinhos só será adiado, eu faria a prova mais para testar meus conhecimentos e saber a que marcha anda meu cérebro. Mas penso também nos estudantes do ensino médio que se prepararam o ano inteiro e que muitos estão até sem dedos, pois ultrapassaram o limite de roer as unhas de tanto nervosismo. Estranha essa história não?
E incrível! Pois, 'nunca antes na história desse país', havia acontecido isso, pelo menos não na era ENEM não é mesmo? De tudo há muito que se investigar para saber o que aconteceu de verdade, e descobrir os motivos de a prova ter vazado. Agora é esperar pra ver a decisão de uma nova data para a aplicação do Exame. E tomara que sem nenhuma surpresa a mais!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dinheiro sem trabalho? Pérolas do Orkut!

A web 2.0 possui muitas tecnologias, e os blogs foram um dos pioneiros a se firmar nesse mundo virtual e mostrar o poder dessa ferramenta.



O Orkut é um site de relacionamento que possui milhares de usuários do mundo inteiro. Com a capacidade de expor vídeos e fotos, cada perfil criado tem a “cara” e a personalidade do autor muitas vezes completo com os registros do estilo de vida de cada um. Com tantos usuários e tantas personalidades no mundo não é de se admirar que muitas fotos bizarras aparecessem na rede através do Orkut. E foi observando essas estranhas figuras, que com fé e coragem jogam na rede suas fotos, que um jovem rapaz teve a idéia de selecionar as mais “interessantes” e montar um blog só com o post dessas imagens. Igor de Souza Pucci tem vinte e cinco anos de idade e um bom currículo na vida. É formado em Ciências da Computação, pós-graduado em Economia na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e atualmente cursa outra pós em Propaganda e Marketing na mesma universidade.


Há dois anos criou o blog Pérolas do Orkut, http://www.perolasdoorkut.com.br/ e daí em diante não parou mais. Iniciou sua saga visitando fóruns com as novidades da rede. Visitando um perfil daqui, outro dali e com acesso livre as fotos, Igor salvava as mais engraçadas em seu computador. Decidiu então criar um blog e postar as primeiras cinqüenta primeiras fotos que selecionou, com o intuito da galera da rede gostar e comentar sobre o que achavam de tais “estranhezas”. O rapaz começou a perceber que o blog estava alcançando altos números de acessos. “De boca a boca consegui chegar aos 8 mil visitas, depois de um tempo troquei o servidor pois não suportava mais tantos cliks, nesse momento o blog registrou 20.000 acessos diários”, diz Igor.


Após o período de 7 meses, em média, a brincadeira começou a dar lucro. Com um numero elevado de visitas em todos os dias os anunciantes começaram a aparecer e o dinheiro passou a ser certo em sua conta mensalmente, “antes da crise eu ganhava R$8.000, mas depois os anunciantes minguaram e teve uma queda de mais ou menos 60% no montante do dinheiro que eu recebia”. Igor atualiza o Pérolas do Orkut diariamente, posta quatro fotos por dia e alcança em média 60 comentários em cada post, ou seja, 240 comentários que a galera deixa na página de domingo a domingo. Isso porque o limite de comentários por cada imagem foi imposto por ele mesmo, pois são centenas deles que chegam para aparecer no blog, mas quase impossíveis de serem lançados sem os moderadores.


Sua fonte vem dos próprios usuários do Orkut que mandam e-mail para Igor com fotos e a história dos registros. “Recebo em média 100 e-mails por dia, mas dentre todos aproveito apenas um ou dois, a maioria não tem um conteúdo legal para postar no Pérolas”, conta o rapaz que no início procurava as fontes, hoje elas vem até ele. As fotos postadas no blog não expõem a identidade do personagem, são feitas rasuras no rosto de cada pessoa presente na imagem, mas ainda assim Igor revela que as pessoas pedem para que ele as retire do ar, e a vontade é feita, “não discuto por isso, retiro na hora”, explica.


Hoje o blog tem cerca de 30.000 visitantes por dia, e apresenta vinte categorias diferentes para cada tipo de foto. O Recorde de acessos alcançou o número de 50 mil. A maioria dos visitantes tem o perfil jovem com a nacionalidade brasileira, no entanto, existem visitas registradas em todas as partes do mundo. Além do Pérolas ele também gerencia mais dois sites, de recados e de frases com diversos tipos de conteúdo. Endereço http://www.webrecados.com/ e http://www.webfrases.com/, respectivamente.

Igor é mais um personagem que se deu conta do poder da internet e das redes sociais no mundo. Contou com a sorte de se dar bem e lucrar com essa divertida atividade. Ele revela que lê as notícias em geral disponíveis na rede e também acessa aos blogs com mais destaque no cenário brasileiro. Em breve irá criar um novo layout para sua página e irá se apresentar para a galera que acessa o Pérolas do Orkut através do twitter, um mini blog que mais se destaca ultimamente nas redes sociais, “depois de repaginar o blog vou colocar meu twitter lá e assim todo mundo vai descobrir quem é o responsável do site”, conta Igor. Segundo ele, muitos acreditam que uma equipe é responsável pelo trabalho, vai se surpreender quem espera encontrar vários integrantes no perfil de apresentação, quando na verdade o idealizador e gerenciador de tudo é apenas um.


Com o sucesso obtido Igor aconselha aqueles que pretendem ou já fazem parte da blogosfera e que pretendem ganhar destaque no meio, “atualizem o blog diariamente, postem conteúdos inéditos e interessantes e também estejam dispostos a visitar outros blogs, assim a imagem da sua página será mais visada por um e por outro”. E destaca também a importância de uma ferramenta legal que dará destaque dos blogs no Google, “o wordpress é uma ferramenta bacana, os textos, os títulos, tudo influencia na aparição dos endereços mais procurados do Google, isso permitirá que o seu blog tenha cada vez mais visualização”, garante o rapaz.

domingo, 27 de setembro de 2009