quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova do ENEM é adiada

Nesta manhã de quinta-feira como de rotina chego na escola onde trabalho e ouço murmúrios de que o ENEM não aconteceria mais neste final de semana. O Exame Nacional do Ensino Médio seria aplicado nos dias 3 e 4 de Outubro para mais de 4 milhões de pessoas no Brasil inteiro. No entanto, deram o golpe e a prova acabou vazando. Segundo o portal Terra , um homem procurou o jornal O Estado de São Paulo na tarde de quarta-feira e falou que tinha em mãos duas provas que seriam aplicadas no dia 3, sábado. Para provar o que estava dizendo cobrou a bagatela de R$500 mil. Assim que soube que o conteúdo da prova havia vazado, o ministro da Educação, Fernando Haddad cancelou a realização da prova.

Ninguém ainda soube dar explicações de como a prova caiu em mãos erradas, mas as autoridades afirmam que o caso é grave e deve ser investigado. O portal ainda divulgou que Haddad afirmou em entrevista ao Bom Dia Brasil que já está pronta uma nova prova para ser aplicada, pois "o ministério tem um "banco de itens" para o caso de ter que realizar um novo exame". No entanto não se tem uma data prevista para que aconteça a aplicação do ENEM.

Os comentários já ultrapassaram os 1.500, cada um com milhares de críticas que vão desde o governo Lula até a forma como o Ministério procedeu no encaminhamento das provas aos responsáveis.

O questionário do Inep está aqui na minha escravinha, eu já estava tomando fôlego para responder todas aquelas perguntas que querem saber até qual é a marca da calça que se veste... Não vou mais precisar preenchê-lo. E até agora nem sei se isso é bom ou ruim. Para mim nem fez tanta diferença, o trabalho de rabiscar os quadradinhos só será adiado, eu faria a prova mais para testar meus conhecimentos e saber a que marcha anda meu cérebro. Mas penso também nos estudantes do ensino médio que se prepararam o ano inteiro e que muitos estão até sem dedos, pois ultrapassaram o limite de roer as unhas de tanto nervosismo. Estranha essa história não?
E incrível! Pois, 'nunca antes na história desse país', havia acontecido isso, pelo menos não na era ENEM não é mesmo? De tudo há muito que se investigar para saber o que aconteceu de verdade, e descobrir os motivos de a prova ter vazado. Agora é esperar pra ver a decisão de uma nova data para a aplicação do Exame. E tomara que sem nenhuma surpresa a mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário