sexta-feira, 16 de julho de 2010

Frio + Fejuca = Feliz dimais!

Prato do dia: Feijoada completa!

Huuummm!!! Que delícia, dá até fome!



Nesse friozinhu uma boa feijoada caprichada, com couve, farinha, arroz, laranja... eita nóis, como dizem os mineiros: é baum dimais sô!



A feijoada é paixão nacional. É uma mistura de sabores e temperos maravilhosos. Fora a sustância que dá né! :)



O que a história conta desse prato é que ele provém da época dos escravos. Os senhores portugueses que não apreciavam pedaços menos nobres do porco os descartavam, como pé, orelha e rabo. Esses pedaços eram então aproveitados pelos escravos nas senzalas. Os negros tinham uma alimentação fraca composta basicamente por cereais e milho. As mulheres da senzalas já conheciam temperos tradicionais da cultura do povo que compunha a culinária feita nas senzalas. O tempero inigualável da feijoada nasce então dessa tradição e chega ao Brasil juntamente com os escravos nos navios negreiros. A farinha de mandioca também veio no pacote.

Então, os negros, tiveram a idéia (maravilhosa por sinal) de cozinhar juntamente com os pedaços excluídos do porco, feijão, sal, água e diversos condimentos, entre eles pimentas de todos os tipos. Nasceu então uma culinária que acabria com o regime de todo rélis mortal: a feijoada! OOOO delícia!

Segundo pesquisa, essa história sobre a origem da feijoada não é 100% comprovada, na verdade, é preciso conhecer pesquisas e uma intensa busca por documentos e relatos de uma época que gerou essa culinária. De qualquer forma, seja qual for a criatura espetacular que criou esse prato delicioso e light ;), merece um lugar no céu! E uma bela homenagem na terra :) Quem tiver mais informações sobre a origem da feijoada pode comentar. O espaço é aberto a todos que queiram colaborar e contribuir na história da fejucaa!!

Bom, depois de descobrir uma das histórias que originaram esse prato, logo em seguida tem um vídeo que mostra como fazer uma bela feijoada!




Nesse friozinhu é tuuudo de bom! Mas para quem viiiiive de regime e não se permite uma só grama de caloria, já aviso que esse prato é realmente pesado e faz diferença com a balança sim. Um prato de feijoada completo com linguiça, carne, toucinhu, couve, arroz, farinha e uma laranjinha pra ajudar na digestão não tem menos do que 1000 calorias!!! Mas venhamos e convenhamos, esse não é um prato que se come todo o dia. Ele é geralmente apreciado em dias frios e de preferência na hora do almoço, já que ele realmente é um alimento beem pesado! Comer a noite pode trazer "bons" pesadelos.

Bom, quem quiser preparar uma bela feijoada assista ao vídeo, mãos a obra e bom apetite!!!


fonte: www.planetaeducacao.com.br
www.cliqueagosto.com.br

2 comentários:

  1. olhaa...dicas de cozinha no blog da Lissa...hauahua
    Se eu te disser que almocei feijoada hoje no almoço vc acredita???rsrs
    Bjoss!!

    ResponderExcluir
  2. Muito melhor do que apreciar o saber de uma boa feijoada é se deliciar com o sabor da vida!!! Faço menção aos incríveis almoços dos finais de semana, nos quais podemos reunir a família toda e viver momentos indescritíveis...

    ResponderExcluir